quinta-feira, 19 de maio de 2011

FUSCA A ARTE POPULAR

FUSCA ainda é usado como modelo em peças que classifico como sendo de arte popular,um exemplo disto são: oficinas, borracharias, lojas de autopeças, casas de escapamentos, lava-rápidos, auto-escolas, são os locais onde freqüentemente encontramos pinturas de FUSCAS, Kombis, Karmann-Ghias, etc... Existem, porém, locais inusitados, como estampas de camisetas, adesivos , decorativos,roupas em geral, chaveiros,miniaturas e até mesmo os vários clubes do fusca , e assim por diante. Assim sendo, é só ficar alerta que é possível descobrir FUSCAS por toda a parte.

Bom, o Fusca foi um veiculo que foi criado com o intuito de ser um automóvel para a segunda guerra mundial, o seu processo de criação envolveu vários fatores como ser um carro leve, eficaz e ter um ótimo motor a pedido de Hitler.

   O Fusca não foi sempre o mais barato dos carros, como pode-se pensar à princípio, e de fato vendeu pouco nos primeiros anos de importação/produção na maioria dos diversos países onde a Volkswagen se instalou. Em 1949, por exemplo, a Volkswagen firmou um acordo com a americana Chrysler para usar a rede de concessionárias desta última para vender o Fusca. No ano inteiro apenas dois carros foram vendidos nos EUA.
   O Fusca por ser um carro feito para a segunda guerra mundial se sobrepôs e foi usado até por Hitler, pois alem de ser um automóvel de características impressionante o fusca no seu lançamento era um automóvel espaçosos onde carrega até cinco pessoas com uma grande acomodação. Hitler fez algumas modificações no seu fusca de passeio como diminuir o tamanho do seu motor e colocando alguns acessórios como metralhadoras sub automáticas.
   A partir de 1950, o Fusca começou a ser vendido no Brasil. Chegando pelo porto de Santos, as trinta primeiras unidades foram logo vendidas a família Matarazzo foi uma das primeiras a comprar. O carro vinha desmontado da Alemanha ou em kits "CKD", "Completely Knocked Down", e curiosamente não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil. A empresa responsável pela montagem era a Brasmotor mesmo grupo dono da Brastemp, por exemplo. O modelo importado era o conhecido "Split Window", com vidro traseiro dividido em dois, modelo Export (havia o Standard, mais simples, nunca trazido para o Brasil). Após toda essa trajetória o fusca foi lançado em vários modelos para algumas finalidades como carro de corrida, carro baja, e até como gaiola. Após todo esse desfecho o fusca foi parado de ser fabricado, e em 1994 a Volkswagen lançou o New Beetle que esta até hoje no mercado brasileiro.                                                                                                                                



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